Blog
Simples vasinhos ou varizes de grosso calibre? O que você tem?
Você sabia que varizes e vasinhos são problemas diferentes? E que existem classificações e níveis de gravidade diferentes das varizes?
Os vasinhos, ou as telangiectasias, são pequenos vasos localizados abaixo da pele, de cor violeta ou rosa, elas se alastram como teias de aranha e provocam grande desconforto estético.
Já as varizes são veias anormais, que ficam dilatadas, tortuosas e retorcidas. Elas perdem a sua função e podem provocar dores e outros transtornos para os pacientes.
As varizes podem ter vários tipos e estágios, que variam de acordo com calibre das veias, edema, alterações da pele como pigmentações e feridas.
Mas, como saber qual o seu tipo?
Os sintomas podem variar muito. É possível, por exemplo, encontrar varizes grossas e que não apresentem quase nenhum sintoma.
E, por outro lado, ter apenas vasinhos e sentir vários sintomas. Há também casos em que a paciente apresente tanto vasinhos quanto varizes.
Para fazer essa “classificação” e avaliar a situação do paciente é necessário passar por exame clínico com o médico Angiologista e Cirurgião Vascular e, se necessário, realizar alguns exames complementares.
Qual o melhor tipo de tratamento
A partir do diagnóstico, o médico irá indicar o tratamento mais adequado, de acordo com o histórico de saúde do paciente e o nível de progressão das varizes ou dos vasinhos.
Em alguns casos, o médico pode sugerir técnicas combinadas, que apresentam um resultado muito satisfatório.
Conheça alguns dos tratamentos disponíveis:
Escleroterapia
Tratamento com espuma
Laser
Laser e escleroterapia (ClaCs)
Cirurgia